domingo, 5 de setembro de 2010

Que tal, plantar uma árvore?


Costuma-se dizer que uma pessoa só está completa quando realiza três coisas em sua vida: ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore. Esse ditado traz em si um resumo do que é viver com um sentido. Em outras palavras, ter um filho é dar continuidade a sua existência, perpetuar-se para a eternidade. Escrever um livro é deixar registrado quem é você, deixar seu legado para o futuro. Plantar uma árvore é contribuir com o bem comum, fazer algo que traz bem a todos que o cercam.
Das três coisas que cito acima, ter um filho é uma consequência da vida para maioria de nós; escrever um livro é um luxo para poucos, mas sem dúvida deixamos nosso registro na vida das pessoas, mesmo que não seja publicado. Mas, e plantar uma árvore? O que era um hábito comum no passado, vem se tornando algo cada vez mais raro nos dias de hoje.
Ter uma árvore frutífera no quintal de casa era algo normal, mas, com o processo de urbanização cada vez maior, a maioria das pessoas passou a morar em apartamentos e incluíram novos costumes em suas vidas. O ato de pegar uma fruta da árvore para comer ou ter uma sombra para descansar depois do almoço ficaram para trás.
Mais do que uma mudança de hábitos, a diminuição das árvores em nossas cidades tornou-se uma problema ambiental. A natureza precisa de nossa ajuda e somente o desenvolvimento da consciência ecológica e uma mudança de atitude poderão mudar essa situação.
Mais uma vez, a educação tem um papel fundamental nesse processo.  Esse deve ser um trabalho constante e diário de todos nós. Somente quando a consciência ecológica for algo que reflita mudanças no dia a dia das pessoas é que vamos realmente perceber seus benefícios. Para isso, somente o trabalho de base com nossas crianças e jovens pode surtir resultado concreto. Visitas de campo, a museus e a institutos de pesquisa, bem como conhecer as plantas nativas de nossa região e fazer seu plantio são iniciativas que trazem retorno.
Assim como uma muda de planta, a semente da conscientização ecológica está em nossas mãos!

Comece um mundo melhor por você.
http://twitter.com/devastarpraque

Nenhum comentário:

Postar um comentário